Ligações relativas e absolutas
Quando inclui hiperligações, tem de ter em conta dois fatores: se pretende que sejam definidas como relativas ou absolutas ao guardar e se o ficheiro está ou não presente.
-
Escolha LibreOffice - PreferênciasFerramentas - Opções - Carregar/Guardar - Geral e especifique no campo Guardar URL relativos a se o LibreOffice deve criar hiperligações relativas ou absolutas. As hiperligações relativas apenas são possíveis quando o documento em que está a trabalhar e o destino da hiperligação se encontram na mesma unidade.
-
Deve criar a mesma estrutura de diretório no seu disco rígido como a que existe no espaço web alojado pelo fornecedor de Internet. Invoque o diretório raiz da página inicial no seu disco rígido como, por exemplo, "homepage". Assim, o ficheiro inicial será "index.html", sendo o caminho completo "C:\homepage\index.html" (assumindo que é o sistema operativo Windows). O URL no servidor do seu fornecedor de Internet pode ser o seguinte: "http://www.meuservidor.com/minhapagina/index.html". Com um endereço relativo, o utilizador indica a hiperligação da localização do documento de saída. Por exemplo, se colocou todos as imagens da sua página inicial na subpasta denominada "C:\homepage\imagens", terá de fornecer o caminho "imagens\foto.gif" para aceder ao ficheiro "foto.gif". Este é o caminho relativo, iniciando a partir da localização do ficheiro "index.html". No servidor do fornecedor, iria colocar a imagem na pasta "minhapagina/imagens". Ao transferir o documento "index.html" para o servidor do fornecedor através da caixa de diálogo Ficheiro - Guardar como, se tiver assinalado a opção Copiar imagens locais para a Internet em LibreOffice - PreferênciasFerramentas - Opções - Carregar/Guardar - Compatibilidade HTML, o LibreOffice irá copiar automaticamente a imagem para o diretório correto no servidor.
-
Um caminho absoluto, tal como "C:\homepage\imagens\foto.gif" já não funcionaria no servidor do fornecedor de internet. Nem o servidor nem o computador do utilizador que efetua a consulta, necessita de possuir uma unidade de disco rígido C: Os sistemas operativos como o Unix ou macOS não reconhecem letras de unidades e mesmo se a pasta homepage\imagens existisse, a sua imagem não estaria disponível. Deve utilizar endereços relativos para ligações de ficheiros.
-
Uma hiperligação a uma página da Web, por exemplo, "www.exemplo.pt" ou "www.servidor.pt/minhapagina/index.html" é uma ligação absoluta.
-
O LibreOffice também reage de maneira diferente dependendo se o ficheiro referido na ligação existe e onde está localizado. LibreOffice verifica cada uma das ligações novas e estabelece um destino e protocolo automaticamente. O resultado pode ser observado no código HTML gerado depois de guardar o documento origem.
-
Aplicam-se as seguintes regras: uma referência relativa ("imagens/foto.gif") só é possível quando os dois ficheiros estiverem na mesma unidade. Se os ficheiros estiverem em unidades diferentes do sistema local de ficheiros, a referência absoluta segue o protocolo "file:" ("file:///dados1/xyz/foto.gif"). Se os ficheiros estiverem em servidores diferentes ou se o destino da ligação não estiver disponível, a referência absoluta utiliza o protocolo "http:" ("http://dados2/abc/foto.gif").
-
Certifique-se de que organiza todos os ficheiros da página inicial na mesma unidade que o ficheiro de início da página inicial. Deste modo, o LibreOffice pode estabelecer o protocolo e destino para que a referência no servidor esteja sempre correta.
Ao colocar o rato numa hiperligação, uma dica apresenta a referência absoluta, uma vez que o LibreOffice utiliza nomes de caminho absolutos. O caminho e endereço completos só podem ser vistos quando visualizar o resultado da exportação HTML, ao carregar o ficheiro HTML como "Texto" ou abrindo-o com um editor de texto.